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  • Guilherme Mendonça

Controle o retorno de seus pacientes

Atualizado: Mai 6

O simples hábito de controlar o retorno dos pacientes demostra organização no consultório e atenção especial com o paciente.


Se você ainda não controla de forma organizada o retorno dos pacientes no consultório, saiba que pode estar deixando de gerar valor ao seu paciente, inclusive receita para o consultório. O paciente vai ao seu consultório realizar um procedimento de revisão e limpeza e ao término do atendimento você informa ao paciente sobre a importância de revisões periódicas e que ele será contatado no momento que for recomendada nova revisão (3 meses, 6 meses, um ano, etc).


Muito importante que o profissional informe à secretária da necessidade de registrar o retorno do paciente ao término da consulta. Registre no controle de retorno o nome do paciente, data estimada para retorno (3 meses, 6 meses, um ano, etc) e o procedimento que deve ser realizado quando o paciente retornar.


Sempre registre o lembrete de retorno ao término da consulta para não esquecer.



Como controlar o retorno dos pacientes?

Nesse post, descrevo 2 formas para controlar do retorno dos pacientes, porém, cada consultório ou profissional pode controlar como achar mais adequado.

- Planilha de retorno

Uma boa forma de controlar o retorno dos pacientes se você ainda não utiliza um software de gestão é através de uma planilha em Excel.


Elaborei uma planilha simples com data prevista para o retorno, nome do paciente, celular de contato, motivo do retorno e um campo para observação do contato para que a atendente possa anotar detalhes relevantes sobre as tentativas de contato com o paciente para o agendamento do retorno.


A planilha foi dividida em abas com meses do ano (janeiro, fevereiro, março etc) para melhor organização e pode ser baixada de forma totalmente gratuita através do link. Fique a vontade para adaptar às suas necessidades.



- Controle de retorno através de software de gestão

Na minha opinião a melhor forma de controlar o retorno dos pacientes é através de um software de gestão de consultório.


Geralmente este controle pode ser obtido através do módulo de controle de retorno/ rechamada que já disponibiliza algumas facilidades como alerta diário com o nome dos pacientes que necessitam receber contato para agendamento de retorno.


O exemplo abaixo está disponível no sistema GerenciaDoctor - PREMIUM para controle de clínicas e consultórios.





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