top of page

Boleto registrado: quais as vantagens desse tipo de cobrança?

Atualizado: 5 de mai. de 2020

O boleto registrado apresenta vantagens relevantes e que contribuem para a gestão de cobranças de pessoas físicas e jurídicas. Veja a seguir!



Mais segurança


A segurança e a prevenção a golpes e fraudes foram alguns dos principais fatores que influenciaram na mudança para o boleto registrado. Como antes as informações do boleto não eram registradas no sistema bancário, esse tipo de cobrança se tornava mais vulnerável para o consumidor.


A melhoria da segurança neste meio de pagamento reforça ainda mais os benefícios para quem cobra ou paga por meio do boleto.


Mais garantias em caso de inadimplência


A oportunidade de protestar o boleto em caso de inadimplência também é um benefício possibilitado pelo boleto registrado. Para conseguir realizar o protesto, é preciso comprovar a entrega do produto ou serviço oferecido. Além disso, também é preciso verificar os procedimentos adotados nos cartórios, que podem variar conforme a região.


Mais controle sobre as cobranças emitidas


O registro do boleto é um ponto claramente positivo para as instituições bancárias, que podem consultar as informações da cobrança e reduzir golpes e fraudes. Essa vantagem também se aplica ao emissor do boleto, pois ele também pode acessar essas informações e ter mais controle sobre suas cobranças.   


Mais flexibilidade para o consumidor


O boleto registrado pode oferecer mais flexibilidade no pagamento quando comparado a outros métodos, como o cartão de crédito. Essa opção permite oferecer descontos para pagamentos antecipados. O emissor ainda pode configurar multas e juros em caso de atraso. Assim, se o banco identificar que a cobrança está vencida, as informações serão atualizadas e as multas aplicadas no momento do pagamento. 


Para o pagador, há a possibilidade de pagamento em qualquer banco mesmo após o vencimento, sem a necessidade de emitir uma segunda via. A cobrança ainda pode ser quitada em diversas localidades, como instituições bancárias, lotéricas, internet banking, dentre outros. 


Outras vantagens


Além dos benefícios listados acima, o boleto traz outras vantagens que podem influenciar na sua gestão de pagamentos.


  • O boleto é um dos principais meios de pagamento dos desbancarizados, ou seja, aqueles que não possuem conta bancária.

  • O boleto é aceito em todo o território nacional.

  • O prazo de disponibilização do pagamento de boletos geralmente é mais rápido do que pelo cartão de crédito.

  • É possível utilizar o boleto como meio de pagamento por assinaturas (cobranças recorrentes) ou por meio do Débito Direto Autorizado.


Fonte: Gerencianet

Visualizar post completo, clique AQUI.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page